Palestra com Marcus André Melo abre 3º dia do V Encontro em Cuiabá

“O País vem atravessando águas turvas de forma bem sucedida”, avaliou o cientista político Marcus André Melo, na abertura do terceiro e último dia do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Cuiabá.

O também professor titular de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco e articulista em vários meios de comunicação afirmou que, enquanto o controle parlamentar entrou em colapso, especialmente durante os governos Lula e Dilma, quando somente 12% das comissões parlamentares de inquérito foram concluídas (o índice mais baixo em 68 anos), o controle externo, ao contrário, se fortaleceu. Além disso, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de independência judicial na América Latina, abaixo somente do Uruguai e do Chile, acrescentou ele.

Marcus André também demonstrou, em gráficos do estudo sobre a democracia brasileira a que tem se dedicado, que, embora o sistema político atual seja essencialmente fragmentado, com partidos sem representatividade ou enraizamento social, o governo transitório de Michel Temer, curiosamente, é o mais homogêneo ideologicamente e com maior congruência entre o Executivo e o Congresso.

“Malgrado todo o mal estar das ruas, o governo atual parece trafegar com certa tranquilidade”, disse o cientista político.

clipboard04