Especialistas contribuem com o TCMBA no projeto “Áfibra”

Quatro professores, cientistas sociais e pesquisadores baianos, qualificados como especialistas em educação para as relações étnico raciais, contribuíram com o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia na elaboração do questionário do levantamento para avaliar as ações implementadas nos municípios baianos para a inclusão do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas municipais. Denominada “Áfibra” (nome que deriva da expressão Afro-Indígena-Brasileira) a ação de fiscalização, tipo levantamento, será desencadeada nos próximos meses pelo TCM.

Com as sugestões apresentadas nesta quinta-feira (14/09) pelos especialistas, a equipe técnica do TCM irá finalizar o  questionário que visa fiscalizar a implementação no currículo das escolas municipais dos temas – que se tornaram obrigatórios com a alteração do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promovida pelas leis 10.639, de 2003, e pela Lei 11.645, de 2008.

O questionário, que foi previamente elaborado e submetido aos especialistas, será agora enriquecido e irá incorporar até mesmo sugestões com o objetivo de orientar os gestores municipais da área de educação sobre ações a serem adotadas para melhorar os resultados pedagógicos na abordagem da história  da cultura, da linguística e, consequentemente, da contribuição afro-indígena na cultura e nas relações sociais no Brasil.

Da reunião de trabalho com os especialistas participaram, pelo TCM, o diretor Vitor Maciel, da 3ª Diretoria de Controle Externo, a auditora Maíra Noronha e a assistente técnica da Escola de Contas, Jumara Novaes. Os estudiosos sobre o tema, que contribuíram com para a elaboração do questionário do levantamento, são os seguintes:

Zelinda dos Santos Barros:

Pesquisadora, cientista social, docente adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), pós-doutora em Ciências Sociais (UFRB).

Régia Mabel da Silva Freitas:

Pesquisadora, Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA) com estágio em nível Pós-doutoral em Educação (USP), Professora universitária e orientadora de cursos de graduação e pós-graduação, autora de livros sobre as Relações Raciais;

Vitalina Silva,

Mestranda em Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA/UNEB, formadora da SEC/BA da Rede de Assessoramento Técnico do Processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, Professora do município de Camaçari premiada nacionalmente por projeto de educação antirracista;

Carlos Eduardo Carvalho de Santana:

Pesquisador, Conselheiro Municipal de Educação (CME) do Município de Salvador e Pós – Doutor pela Universidade Federal de Sergipe (UFS);