Abertura da Semana da Saúde lota o auditório do TCMRio

A abertura da Semana da Saúde, hoje, às 10h, promovida pelo Centro Médico de Urgência (CMU) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, contou com as presenças do presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, do presidente da ANS, Paulo Rebello, do secretário-geral de administração, Heleno Chaves Monteiro, que viabilizou a realização das atividades coordenadas pelo diretor do CMU, Gilberto Moura.

Diante de um auditório lotado pelos servidores, Gilberto Moura deu as boas-vindas aos componentes da mesa e anunciou a abertura das atividades da Semana da Saúde. Na ocasião, foi lançada a campanha outubro rosa, em defesa da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em seguida, Luiz Antonio Guaraná cumprimentou a Dra. Maria Rita Veríssimo, que dirigiu o CMU por longo tempo, e, em nome dela, felicitou os demais servidores do setor pela excelência do trabalho produzido. Destacou a importância do bem-estar para se trabalhar com tranquilidade.  “Nosso trabalho é fiscalizar, e damos ênfase à prevenção. Se o gestor atua de forma correta, não haverá multa ou sanção.  Esse é o modelo de atuação do TCMRio, priorizar a prevenção para evitar eventuais erros e danos”, acrescentou.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, enfatizou a importância da prevenção e afirmou que o TCMRio está dando exemplo para vários órgãos da administração pública. “Quando vocês realizam uma Semana da Saúde com essa importância, nós, da área da saúde, alimentamos essa esperança. Na maioria das vezes, as pessoas não se importam com a saúde de sua equipe, dos integrantes do seu corpo de trabalho. É uma excelente oportunidade para outros órgãos seguirem o exemplo do TCMRio”.

O presidente da ANS, Paulo Rebello, ressaltou a relevância do estímulo da Semana da Saúde às medidas de prevenção. “Hoje, 25% da população têm plano de saúde, ou seja, 50 milhões de beneficiários. O foco está na doença e não na prevenção.  A lógica que prepondera é a de diagnosticar e tratar, mas é necessário antecipar e prevenir”, finalizou.

O presidente Guaraná ofereceu a medalha institucional do TCMRio ao presidente da ANS, Paulo Rebello, em agradecimento pela disponibilidade em comparecer à abertura da Semana da Saúde e falar aos servidores.

Na parte da tarde, foi abordado, pela psicóloga clínica Patrícia Miranda, um tema que toca a todos, a saúde mental. Ela discorreu sobre sentimentos humanos, formas e contextos em que podem surgir e recursos valorizados na atenção psicossocial. Participou também da apresentação Vania Monteiro, gerente de desenvolvimento técnico acadêmico da SMS.

Ambas destacaram a importância das relações e dos vínculos entre as pessoas para reforçar a autonomia, ao contrário do que se pensa. “Quanto mais vínculos as pessoas estabelecem, ampliando seu círculo de convivência com amigos, vizinhos, relações de trabalho, mais fortalecida será a sua autonomia. Erroneamente, associa-se autonomia à independência, quando o correto é associá-la à conectividade”.

O primeiro dia dedicado à saúde se encerrou com a exibição de dois curtas-metragens: “Na travessia do vazio” e “Saúde mental é assunto de todas as pessoas”.