Tribunal, criado em 1977, faz aniversário neste sábado, 18.
Ocuparemos o Palácio Alfredo Nasser (antiga sede da Assembleia Legislativa), local de grande valor simbólico e cultural, que atenderá melhor às necessidades do tribunal, dos jurisdicionados, dos cidadãos em geral e nos dará uma responsabilidade extra: a de preservar e valorizar aquele espaço único, palco de grandes debates e onde importantes decisões foram tomadas.
Ressalta-se que a nova sede é uma das mais importantes conquistas do tribunal.
Em sua trajetória, o TCMGO busca incessantemente aprimorar sua eficiência e sua efetividade, para promover uma administração ainda mais responsável e transparente.
Nesse sentido, destaca-se o imprescindível e fundamental papel desempenhado pelos conselheiros, pelos servidores, pelos colaboradores e pelos integrantes do Ministério Público de Contas (MPC). O comprometimento e a dedicação desses profissionais foram essenciais para as conquistas obtidas ao longo dos anos.
É graças ao trabalho incansável dessas pessoas que o nosso tribunal se consolidou como referência nacional em diversas áreas, como tecnologia da informação, capacitação, fiscalização e orientação preventiva.
Fazemos um agradecimento especial aos aposentados e àqueles que já se foram desta vida. Todos eles contribuíram com o seu conhecimento e experiência e, no decorrer dos anos, seus esforços foram fundamentais para a consolidação do tribunal como instituição respeitada e relevante para a sociedade.
Ao mesmo tempo, valorizamos e reconhecemos aqueles que ainda estão na ativa, que enfrentam os desafios diários e buscam, sem descanso, a melhoria contínua. São esses profissionais que, com sua dedicação e sua competência, engrandecem o TCMGO. Graças aos esforços coletivos, o tribunal atingiu um elevado nível de desempenho e de eficiência nas suas funções constitucionais e nas missões institucionais.
No âmbito político e social, a articulação com entidades representativas solidificou a liderança de Goiás no Sistema Tribunais de Contas (STCs), tanto que tivemos a honra de presidir o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e seguimos no comando da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Orgulha-nos testemunhar o quão o TCMGO é bem recebido e respeitado pelos Tribunais Superiores, pelos Ministérios, pelas Secretarias e pelos Governos.
Sermos gratos pelas lições aprendidas nos ajuda a valorizar nossas conquistas e a manter uma mentalidade positiva. Além disso, a esperança em relação ao futuro nos motiva a seguir em frente com determinação e confiança, a superar obstáculos e a buscar realizações cada vez maiores. Isso vale para as pessoas e para as instituições.
Ao completar 46 anos, neste dia 18 de novembro, o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás reforça sua missão de buscar constantemente o aprimoramento e a transparência na gestão pública. É necessário valorizar as conquistas alcançadas até aqui e render homenagens a todos aqueles que tornaram isso possível.
Que os próximos anos sejam de mais avanços e que o tribunal continue a ser uma referência nos quesitos responsabilidade e eficiência. Parabéns a todos os que fazem parte desta nossa história!
Joaquim Alves de Castro Neto é conselheiro presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO)