O conselheiro presidente do TCMRJ e representante da Abracom, Thiers Montebello, e os conselheiros Felipe Puccioni, representando a Atricon, e Luiz Antonio Guaraná, representando o Tribunal de Contas carioca e a Abracom, visitaram hoje (16/12) a Embaixada do Japão no Brasil e foram recebidos pelo embaixador Akira Yamada; pelo secretário do Departamento de Cultura e Imprensa da Embaixada, Takuya Okumura; e pelo adido do Ministério da Educação do Japão, Hiroyuki Suzuki. Antes, já haviam visitado as embaixadas da Alemanha e da Etiópia.
O motivo das visitas é parte do Projeto de Cooperação Interinstitucional, coordenado pelo conselheiro Puccioni, que visa a buscar melhor entendimento das políticas de educação. Segundo Puccioni, a aproximação com países como o Japão pode trazer “bons frutos” para o sistema educacional brasileiro.
O Tribunal de Contas carioca será a sede do inovador projeto, disponibilizando espaço para a realização de seminários, nos quais serão discutidas as diferenças, as similitudes, e experiências de sucesso e fracasso do sistema público de governança da educação de diferentes países.