O superintendente de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Antônio Dourado Vasconcelos, e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Carolina Matos, participaram, na noite da última segunda-feira (03/04), da abertura do XX Fórum Ordinário da Undime Bahia. Com mais de 900 inscritos, o evento reúne dirigentes municipais e equipes técnicas das secretarias de Educação de mais de 350 municípios baianos para debater a “garantia da equidade e a qualidade da aprendizagem”.
Na sua fala, Antônio Dourado destacou o compromisso das Cortes de Contas com a melhoria da qualidade da educação pública oferecida aos jovens e a determinação de contribuir para a efetiva execução dos planos nacional, estaduais e municipais. Afirmou também que “a educação deve ser encarada sempre como prioridade nas políticas públicas” e, finalizou, colocando o TCM à disposição para eventuais ações de orientação aos gestores.
Já a conselheira Carolina Matos ressaltou que o TCE se coloca como importante ator na realização da política pública educacional baiana, e esse espaço conquistado é resultado do projeto Educação é da Nossa Conta, em coautoria com o TCM, e em parceria com a Undime e demais instituições, na busca da materialização e da internalização da ideia de que é educação é da conta de todos os cidadãos.
Também participaram do fórum a secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, que ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento da educação na Bahia; a deputada federal Alice Portugal; o presidente da Undime/BA, Anderson Passos, entre outras personalidades.
Fotos: Ascom TCE