O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) realizou nesta semana uma série de ações em cemitérios concedidos pela prefeitura de São Paulo a empresas privadas. Dois cemitérios foram inspecionados pelos auditores do Tribunal e outros dois foram visitados nesta sexta-feira (12/5) por representantes da Subsectetaria de Controle Externo e dos gabinetes dos cinco conselheiros.
Estão sendo avaliadas questões relacionadas à segurança, acessibilidade, limpeza, conservação, gratuidade e divulgação das informações aos familiares.
No Cemitério da Saudade, a equipe do TCMSP encontrou uma série de problemas. Entre eles estão jazigos abertos e vandalizados, lixo e entulho espalhados pelas áreas de circulação, falta de acessibilidade, ausência de segurança ou vigilância, banheiros com problemas nas portas, longas filas de espera e sacos de lixo espalhados pelos gramados.
No Cemitério Vila Nova Cachoeirinha, o problema mais grave identificado foi a falta de delimitação com uma comunidade vizinha. Há casas em construção usando a área do cemitério para passagem e depósitos de materiais, como areia e brita, além de portões e buracos no muro dando acesso do cemitério à comunidade. Há problemas ainda de entulho, lixo e falta de acessibilidade. A equipe do TCMSP registrou boa estrutura de atendimento e comunicação, presença de seguranças e trabalho de jardinagem em funcionamento.
Os cemitérios da Consolação e da Lapa também foram visitados durante a semana por auditores do TCMSP.
O trabalho vai continuar ao longo dos próximos dias e subsidiará eventuais medidas tomadas pelos conselheiros para garantir o cumprimento dos contratos de concessão, evitando o prejuízo às famílias da cidade de São Paulo.