Operação Ordenada do TCMSP fiscaliza cemitérios concedidos pela prefeitura

email sharing buttonprint sharing buttonwhatsapp sharing button

Os auditores do Tribunal de Contas do Município de São Paulo estão nas ruas para fiscalizar todos os cemitérios concedidos pela prefeitura à iniciativa privada. A Operação Ordenada dos Cemitérios já identificou uma série de necessidades de aprimoramento dos serviços. Metade dos cemitérios foi visitada nesta terça-feira (13/6) e outra metade está sendo visitada nesta quarta-feira (14/6).

Entre os problemas já identificados estão: falta de segurança, muros e túmulos quebrados ou vandalizados, problemas de acessibilidade, área dos cemitérios usada como passeio público, falhas na manutenção dos banheiros, problemas com acúmulo de lixo e limpeza, ossadas sem identificação e com armazenagem inadequada e falta de visibilidade para informações relativas aos serviços disponíveis e gratuidades.

Exemplos de pontos observados em alguns dos cemitérios:

Cemitério de Itaquera: boas condições de limpeza, problemas na segurança (grades foram furtadas e proteções são insuficientes), cemitério usado como passagem de motos, pedestres e até cavalos, ossadas sem identificações.

Cemitério São Pedro: problemas na manutenção dos banheiros, covas que cederam, vias sem acessibilidade, passagem de pedestres por dentro do cemitério, boas condições de limpeza e pintura, boa circulação entre cemitério e crematório da Vila Alpina, informações sobre todos os tipos de sepultamento e preços facilmente disponíveis ao público.

Cemitério Santo Amaro: problemas de segurança (ausência de câmeras e cerca elétrica), túmulos violados, ossadas desorganizadas e com identificação precária, ossos expostos nos túmulos abertos.

Cemitério da Vila Formosa: deficiências na acessibilidade e estrutura dos banheiros, muitas ossadas empilhadas em sacos e sem identificação, placa que informa sobre gratuidades menor do que o tamanho padrão definido no edital, muros sem câmeras ou cercas elétricas.

Cemitério São Luiz: ossadas sem identificação, muro baixo sem câmeras ou cerca elétrica, equipe de segurança pequena e estruturas de segurança defasadas, boa conservação da área verde, mutirões semanais de limpeza.

Essas são informações preliminares. Um relatório completo com a avaliação geral dos cemitérios e das concessionárias será finalizado ainda nesta semana, fazendo um balanço das condições do serviço três meses após a concessão para a iniciativa privada.

Os itens avaliados são:
a) limpeza
b) circulação
c) corte de grama
d) manutenção dos banheiros
e) segurança das instalações e do público
f) disponibilização de informações, especialmente dos custos dos serviços contratados