Foi realizada na manhã desta quinta-feira (15) a primeira reunião de alinhamento com os integrantes que compõem os quatro Grupos de Trabalho (GTs) que atuam na revisão do Marco da Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) 2024. Com o objetivo de apresentar orientações sobre as diretrizes e o cronograma para o processo de revisão, o encontro virtual reuniu cerca de 40 pessoas envolvidas no processo. O presidente da Abracom. Joaquim de Castro (TCMGO), e a coordenadora da entidade, Priscila Borges, integram os grupos de trabalho.
Entre os participantes, também estavam presentes o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da entidade e coordenador técnico do MMD-TC, Sebastião Carlos Ranna de Macedo e os diretores Gilberto Jales e Sebastião Cezar Leão Colares, conselheiros que coordenam os GTs.
O encontro foi aberto com a fala do vice-presidente da Atricon, que agradeceu a dedicação e o empenho de todos os envolvidos. Na sequência, o coordenador Carlos Ranna fez uma introdução ao que seria tratado apresentando o histórico do MMD-TC ao longo dos dez anos de existência. O cronograma de trabalhos, a composição e as atribuições de cada grupo também foram apresentados, antecedendo a exposição feita pelo auditor
Luiz Genédio Mendes (TC-DF), que demonstrou o funcionamento de um painel de desempenho na ferramenta de análise interativa Power BI, com o resultado consolidado do ciclo de 2019 do Marco de Medição.
A coordenadora da secretaria executiva do Comitê Executivo do MMD-TC, Risodalva Castro, apresentou aos participantes da reunião o catálogo com as sugestões para revisões do MMD-TC. O material conta com sugestões extraídas de pesquisa de presidentes e comissões em 2020, recomendações de comissões de Garantia da Qualidade (CGQ) em 2022, registros feitos pelo Comitê Executivo no mesmo ano e contribuições do Instituto Rui Barbosa (IRB), Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e a Transparência Internacional – Brasil (TI-BR) feitas em 2023.
Após a fala da coordenadora, a integrante da equipe de gestão da Atricon Fernanda Nunes apresentou um arquivo com o modelo detalhado da tabela de revisão de critérios do MMD-TC e explicou como a ferramenta deve ser utilizada. Finalizada a exposição, o coordenador Carlos Ranna encerrou o encontro manifestando seu entusiasmo com o trabalho. “Tenho certeza de que vamos conseguir o melhor resultado, o melhor desempenho”, afirmou.
A próxima reunião simultânea entre os GTs será presencial e está marcada para os dias 03 e 04 de agosto, na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), em Brasília.
Confira aqui a íntegra do plano de revisão do MMD-TC 2024 com o cronograma dos trabalhos.