A superintendente da Escola de Contas do TCMGO, Vivian Borim Borges Moreira, apresentou nesta quinta-feira (22.6) a experiência “Avaliação e Capacitação de Controles Internos Municipais” durante o 2º Laboratório de Boas Práticas (2º LabTCs), realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).
A iniciativa desenvolvida pelo TCMGO tem transformado o exercício da função de controle interno nos municípios do estado, por meio do compartilhamento de conhecimento proporcionado pelos auditores do Tribunal. Isso tem contribuído para o aperfeiçoamento do trabalho na gestão municipal.
“Cerca de 80% dos controladores tinham interesse principalmente em licitações, que é onde eles mais trabalham. Com isso, outras atividades importantes que também fazem parte da função do controlador estavam sendo negligenciadas. Muitos não sabiam, por exemplo, que o acompanhamento patrimonial também era uma de suas atribuições”, detalhou Vivian Borin.
A experiência de capacitação de controles internos municipais do TCMGO, desenvolvida desde 2017, tem contribuído para a eficiência, transparência e adequado controle dos recursos públicos nos municípios goianos.
“Fornecemos aos controles internos as ferramentas necessárias para um desempenho eficiente. Por meio dessa integração, os controladores internos são municiados com conhecimentos atualizados, que contribuem para o aprimoramento de suas atividades”, concluiu Vivian.
Além da apresentação do projeto do TCMGO, “Avaliação e Capacitação de Controles Internos Municipais” , também foram feitas as seguintes exposições: “Mentoria a novos gestores, a gestores veteranos e membros da equipe”; “Programa Qualis+ TCE”; e “Residência em Tecnologia da Informação”. A mediação dos trabalhos foi feita pela conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Soraia Thomaz Dias Victor.
O conselheiro-substituto do TCMGO, Irany Júnior, acompanhou a apresentação, juntamente com auditores, secretários e conselheiros. Também participam do evento a auditora de Controle Externo e coordenadora da Abracom, Priscila Borges; os secretários de Controle Externo José Carlos Lucindo, Monica Vieira, Célio Roberto de Almeida, Vinícius Bernardes Carvalho, Messias Anain; e o superintendente de Informática Marcelo de Oliveira.
Durante o 2º LabTCs, estão sendo apresentadas 70 boas práticas identificadas no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022. O evento continua até esta sexta-feira (23.6) pela manhã. A organização é da Atricon e do TCE de Mato Grosso, com apoio do Instituto Rui Barbosa, da Abracom e do CNPTC.