A quantificação de benefícios auferidos pelo controle externo, por meio de diversas ações, foi apresentada pelo auditor Fabio Tessinari, do TCMRio, no último dia de demonstração de boas práticas no 2º LabTCs, em Cuiabá. Em seu painel, Tessinari explicou a importância para o Sistema Tribunais de Contas e para a sociedade da criação dessa metodologia.
“A Metodologia de Quantificação de Benefícios permite que cada tribunal aufira o resultado de sua atuação por meio dos benefícios quantitativos e qualitativos registrados e, havendo uma padronização, permite-se uma consolidação de dados em nível nacional, facilitando a obtenção dos resultados de todo o Sistema Tribunais de Contas”, explicou.
Segundo ele, se todos os tribunais passarem a utilizar uma metodologia única, torna-se viável a união de dados e registros acerca de benefícios de cada Corte, possibilitando a obtenção do resultado do Sistema Tribunais de Contas como um todo. Na sua explanação, ele explicou a caracterização dos benefícios e falou também sobre as dificuldades e os aprendizados durante todo o processo.