O Grupo de Trabalho Interinstitucional da Saúde, integrado pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a RioSaúde e a Controladoria Geral do Município (CGM), visitou, nesta terça-feira (22/08), o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro da cidade, o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari.
A visita faz parte das atividades de cooperação na função Saúde, que tiveram início em abril deste ano com a criação do grupo de trabalho pelo TCMRio, coordenado pelo Conselheiro Bruno Maia, relator do tema no biênio 2023-2024.
A ida aos hospitais contou também com as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, do Subsecretário da SMS, Rodrigo Prado, do Controlador Geral do Município, Gustavo Bramilli, além do presidente da RioSaúde, Roberto Rangel, e de servidores das três instituições públicas.
O conselheiro Bruno Maia destacou que as instituições de controle precisam atuar de forma renovada, buscando novas práticas e tendo um olhar diferenciado sobre o seu jurisdicionado. Ressaltou que o TCMRio, assim como a Controladoria Geral do Município, ao assumirem uma postura colaborativa, tornam-se fundamentais nesse processo de oxigenação da Administração Pública e funcionam como parceiros da gestão, tendo sempre em mente a entrega de um serviço público de qualidade para o cidadão carioca.
– O grupo de trabalho da Saúde criado pelo TCMRio, em algum grau e medida, contribui para o redimensionamento da relação entre a esfera de controle e o controlado, baseados em uma premissa do consenso e na construção dialógica para a resolução dos problemas públicos. Nessa rodada de visitas aos hospitais vimos uma excelência na qualidade de serviço e na entrega dos profissionais, além da alegria e satisfação das pessoas atendidas, tudo de forma muito espontânea, o que foi muito importante – disse o conselheiro Bruno Maia.
O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, falou do bom resultado desse entrosamento entre os órgãos municipais de saúde, o TCMRio e a CGM, afirmando que “é fundamental aproximar o controle da realidade assistencial das unidades de saúde, conhecendo detalhes das operações clínicas e da coordenação no cuidado dos pacientes.
O Controlador Geral do Município, Gustavo Bramilli, considerou inédita essa ida aos hospitais municipais, destacando que a atuação conjunta das instituições irá gerar uma sinergia muito grande. “Estamos conhecendo a realidade da rede municipal de Saúde que serve não só ao cidadão carioca, mas pessoas de várias regiões do estado. É realmente um trabalho de excelência que a SMS vem realizando”.