Inovação, tecnologia, gestão, educação, governança, engajamento, entre outros temas relevantes para os Tribunais de Contas brasileiros estiveram em destaque na palestra de abertura do Encontros com o Futuro, iniciativa que marca o começo das atividades do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), nesta terça-feira (28). A convenção, sediada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), representa a realização de três reuniões simultâneas: XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas); XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil; e o VIII Encontro Técnico de Jurisprudência e Processos nos Tribunais de Contas (JurisTCs).
A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Atricon, Cezar Miola; presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Valdomiro Távora; diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo (IPC/TCE-CE), Ernesto Saboia; presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim de Castro; presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), João Augusto Bandeira de Mello; conselheira do TCE Piauí Lilian de Almeida; deputado estadual do Ceará Guilherme Sampaio (representante da Assembleia Legislativa); presidente do TCE Pará, Rosa Egídia; presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), Marco Peixoto.
Os Encontros com o Futuro têm como tema central “Inteligência artificial e os Tribunais de Contas”. O tópico foi reforçado pelos representantes das entidades que estiveram presentes na abertura das atividades. “Dia histórico para o controle externo brasileiro”, foi como o presidente da Atricon, Cezar Miola, definiu o início da conferência. “A presença de todos e termos o auditório lotado nos comprova o quanto entidades cuidam da institucionalidade. O aprimoramento da atuação do controle externo é nosso principal objetivo. Essa oportunidade é a demonstração de que estamos todos atentos à realidade do Século 21. Não ficamos para trás e procuramos acompanhar as mudanças rápidas que estão acontecendo na atualidade”, ressaltou Miola.
Em sua fala, o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes, reforçou que “as instituições precisam estar atentas ao espírito do tempo e que a inteligência artificial veio para aprimorar as ações e, com ela, as pessoas continuam no centro de tudo”. Para ele, o tema dos Encontros com o Futuro foi “muito bem escolhido para receber os participantes deste evento tão relevante para a administração pública”. Ao concluir sua participação na abertura, Pontes ressaltou que “hoje, daremos início a uma jornada com grandes palestrantes, e é fundamental que todos acompanhem esses dias intensos de muita interação e aprendizado. Para nós, é uma felicidade sediar o Congresso no nosso Ceará”.
“Aqui, vamos compartilhar as boas práticas dos que fazem as Cortes de Contas brasileiras”, assegurou o presidente do TCE-CE, conselheiro Valdomiro Távora, desejando as boas-vindas. “Temos uma busca incansável por avanços constantes na qualidade do controle externo e essa tarefa só será alcançada se investirmos cada vez mais em conhecimento, especialmente em ações conjuntas como essa. O TCE participa com muito zelo da organização desse evento e não medimos esforços para torná-lo possível”, afirmou.
O professor Vasco Furtado, que é coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Fortaleza e já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, discorreu sobre o tema central dos Encontros.
O Congresso
O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.
Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.
O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).