Joaquim de Castro destaca aperfeiçoamento e união do Sistema TCs durante posse na presidência da Abracom

A articulação institucional, o uso de tecnologias na área da fiscalização e o fortalecimento do sistema de controle externo foram alguns dos temas abordados nos discursos dos novos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) durante posse hoje (22), em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do Tribunal de Conta da União (TCU).

Em seu discurso de posse, o presidente da Abracom, Joaquim de Castro, lembrou da necessidade do trabalho conjunto dos órgãos de controle e destacou o legado deixado por Thiers Vianna depois de várias gestões. “Almejamos ampliar o valioso legado recebido do Conselheiro Thiers Vianna Montebello, que conduziu a ABRACOM por diversos mandatos. Para isso, continuaremos o trabalho de fortalecimento da instituição, para que esteja na vanguarda das transformações sociais, empenhando-se por atender a sua missão, principalmente a de ser catalisadora do aperfeiçoamento das atividades dos Tribunais de Contas dos Municípios, sempre com o olhar voltado para a união entre as entidades do Sistema Tribunais de Contas e para as peculiaridades regionais de seus associados”.

O novo presidente da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), destacou que a entidade tem intensa atuação no âmbito nacional, sempre comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano. “O Brasil é um país de urgências. Cada criança fora da escola, cada cidadão que não encontra um tratamento digno no sistema de saúde, cada família que vive em área de risco, cada trabalhador sem transporte coletivo são exemplos dos nossos desafios. Essa urgência, no entanto, não pode ser enfrentada com improviso. Espalhados pelo país, os Tribunais de Contas têm o importante papel de induzir a administração pública a adotar políticas capazes de enfrentar essas e outras deficiências; e a fiscalizar a execução das medidas implantadas”, destacou.

Eleito para liderar o Instituto Rui Barbosa (IRB) no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE) anunciou que entre as metas prioritárias desta gestão está a criação de um núcleo de estudos avançados. “Discutir os grandes temas nacionais será um imperativo. Reforçaremos, também, a interação com atores relevantes da ciência nacional e internacional.” Ressaltou ainda que o “O IRB só é relevante pois tem o apoio dos 33 Tribunais de Contas. Trabalhar próximo aos tribunais e suas escolas de contas é um dos pilares do sucesso do Instituto”.

Durante a solenidade, o ministro Marcos Bemquerer foi reconduzido ao cargo na presidência da Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).

A cerimônia também contou com o pronunciamento da presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, dos presidentes que encerram os mandatos da Atricon, IRB, e Abracom, respectivamente, Fabio Túlio Filgueiras Nogueira, Ivan Lelis Bonilha e Thiers Montebello.

Entre outras autoridades, participaram presencialmente da posse, os ministros do TCU, Augusto Nardes e Antonio Anastasia, além de conselheiros e assessores de 26 Tribunais de Contas e representantes de entidades ligadas ao sistema de controle externo.

Assista a íntegra da posse em: https://www.youtube.com/watch?v=Dxld2lunAZA.

Novas diretorias:
Abracom: http://abraccom.org.br/wp/composicao/
Atricon: https://atricon.org.br/conheca-a-composicao-da-diretoria-atricon-para-o-bienio-2022-2023/
IRB: https://irbcontas.org.br/homologacao-eleicoes-irb-no-ii-congresso-internacional-dos-tribunais-de-contas