TCMRio capacita servidores dos TCEs do RJ e Alagoas

Auditores e técnicos da Coordenadoria de Atividades Especiais, Projetos e Inovações (CAPI), órgão da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE), do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), ministram entre os dias 12 e 14 de abril o curso de treinamento para Capacitação em Metodologia de Quantificação de Benefícios da Atuação dos Tribunais de Contas a servidores dos TCEs do Rio de Janeiro e Alagoas.

Considerada uma referência nacional para outros tribunais de contas do país, essa capacitação do TCMRio faz parte do Projeto QBTC (Quantificação de Benefícios gerados pelos Tribunais de Contas) e tem por finalidade expandir os conhecimentos do tema a outras Cortes de Contas do país.

Dentro do Sistema dos Tribunais de Contas, a metodologia e as ferramentas informatizadas de quantificação de benefícios criadas pelo TCMRio foram reconhecidas como boas práticas pela Atricon. O resultado dessa aprovação pela entidade nacional será objeto de apresentação no II Laboratório de Boas Práticas de Controle Externo, que acontecerá em junho próximo na cidade de Cuiabá (MT).

O Projeto QBTC está inserido no Plano de Gestão 2022/2023, da Atricon, cuja coordenação está a cargo do conselheiro Felipe Puccioni (TCMRio). O presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Luiz Antonio Guaraná, participou da abertura do curso de treinamento no auditório do TCMRio.

– A iniciativa, da qual muito nos orgulhamos, é considerada como um evento piloto e nossa intenção é receber e treinar equipes de outros tribunais de contas em eventos futuros, como forma de contribuição do TCMRio ao Projeto QBTC da Atricon – disse o presidente Luiz Antonio Guaraná, desejando boas-vindas aos participantes do treinamento.