TCMPA conhece Programa de Quantificação de Benefícios do TCMRio

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), conselheiro Antonio José Guimarães, esteve na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) para conhecer a metotologia de “Quantificação de Benefícios”, desenvolvida por aquela Corte de Contas, que se tornou referência para o Sistema de Contas do país. A apresentação foi feita pelo próprio presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, junto com a subsecretária-geral de Controle Externo, Jaqueline Mello, o secretário-chefe da Presidência, Flavio Nunes, e a secretária-geral da Presidência, Marcia Lins.

A “Quanticação de Benefícios” desenvolvida por técnicos do Tribunal carioca inclui um painel sistematizado onde é possível identificar os benefícios registrados com a economia de recursos gerada pela atuação dos Tribunais de Contas e o trabalho do controle externo junto aos jurisdicionados.

Desde 2019, a ferramenta desenvolvida pelo TCMRio, passou a ser reconhecida como boa prática pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Em 2021, foi implantado um Painel que reúne as informações do trabalho produzido pelo Tribunal.

“Com a ferramenta é possível fazer medição, em tempo real, dos resultados quantitativos e qualitativos gerados pela Quantificação de Benefícios. E, em breve, vamos firmar acordo de cooperação técnica para levar essa tecnologia para o TCM Pará”, comentou para o presidente Antonio José.

A iniciativa vai ao encontro do Projeto QBTC (Quantificação de Benefícios gerados pelos Tribunais de Contas), que tem por finalidade expandir os conhecimentos nacionalmente.

Segundo o auditor Fábio Tessinari, coordenador de Atividades Especiais, Projetos e Inovações (CAPI), da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) do TCMRio, “a adoção dessa metodologia por parte das Cortes de Contas do país permite que, em um futuro não muito distante, possamos realizar uma consolidação nacional dos benefícios gerados pelo Sistema Tribunais de Contas. Isso será de grande relevância para que a população possa identificar a importância da atuação dos Tribunais”.

O conselheiro Luiz Antonio Guaraná, também presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), aproveitou para destacar o orgulho que sente do programa de quantificação de benefícios do TCMRio “é uma iniciativa que evidencia a atuação do nosso Tribunal, tornando mais claros e concretos os benefícios do controle e da fiscalização exercidos, contabilizando de forma qualitativa e quantitativa os resultados para o cidadão. Nosso objetivo é receber e treinar equipes de outros tribunais do país, como forma de contribuição ao Projeto QBTC da Atricon”.

Os presidentes Luiz Antonio Guaraná e Antonio José Guimarães decidiram marcar uma nova rodada de apresentações entre as equipes técnicas dos dois Tribunais com o objetivo de futura implantação do sistema de capacitação de quantificação de benefícios pelo tribunal paraense.

Com informações e fotos do TCMRio