A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) comemorou, nesta quarta-feira, 10/05, os seus 215 anos de serviços prestados à população fluminense. A solenidade foi celebrada com a outorga da “Medalha da Amizade” a 43 homenageados, entre eles o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), conselheiro Luiz Antonio Guaraná, e o governador em exercício, Thiago Pampolha, pelo secretário estadual de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque.
A PCERJ é a primeira instituição deste segmento no Brasil, fundada em 1808, com a chegada da família real ao Brasil e a criação da Intendência Geral de Polícia. A “Medalha da Amizade” é uma condecoração destinada para pessoas físicas e jurídicas pelos relevantes serviços prestados e que conquistaram o apreço e a confiança da classe policial pelos atos destinados à segurança pública.
– A Polícia Civil completa 215 anos dedicados à segurança pública em defesa da sociedade, com ênfase na sua atuação dentro do sistema de justiça criminal, sempre tendo como norte a obediência à legislação vigente e às normas e aos princípios constitucionais, notadamente os definidores de direitos e garantias individuais. Um viva aos nossos policiais, um viva à Polícia Civil! – disse o secretário Fernando Albuquerque, lembrando que, em 29 de setembro, comemora-se o dia do Policial Civil.
O evento aconteceu no auditório da Cidade da Polícia (Cidpol), na Zona Norte do Rio, e contou com a presença de mais de 200 convidados. Além do presidente do TCMRio e do governador em exercício, Thiago Pampolha (vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade), também foram condecorados com a “Medalha da Amizade” juízes, desembargadores, deputados, empresários e outras autoridades que, por meio de suas atividades, contribuíram para o engrandecimento da Polícia Civil e possuem uma estreita relação com a instituição.
Thiago Pampolha, em nome do governador Claudio Castro, que está em Nova York, saudou todos os agraciados com a outorga da “Medalha da Amizade”, instituída no início do século passado.
– Amizade é uma palavra muito forte, que exemplifica e traduz a atuação da Polícia Civil ante os desafios e as preocupações que assolam a nossa sociedade, a nossa população do Estado do Rio de Janeiro, que espera, persevera, luta e acredita muito nas forças de segurança policiais. Uma sociedade que espera de nós uma polícia que trabalha, dedicada, equilibrada, organizada, humana e sensível, mas, sobretudo, forte, estruturada e que atende às demandas da população – afirmou o governador em exercício Thiago Pampolha.
O presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, também presidente do Conselho Nacional dos Presidentes do Tribunais de Contas (CNPTC), se disse honrado em receber a “Medalha da Amizade”, a mais alta condecoração da Polícia Civil, e reafirmou os laços de estreitamento e amizade desta Corte de Contas com a instituição policial fluminense e seus valorosos agentes.