Cerca de 80 gestores de Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, atendidas pelo Programa “Ciência e Gestão pela Educação” (PCGE), participaram nesta quinta-feira, 06/07, no auditório do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), do sexto encontro sobre o projeto, para compartilhar boas práticas, de acordo com a perspectiva das equipes gestoras.
Diretores e coordenadores relataram as ações de implementação das práticas de aprimoramento na gestão de suas escolas. Esta foi mais uma etapa para a concretização do Programa “Ciência e Gestão pela Educação”, um experimento de campo aleatório, idealizado e coordenado pelo conselheiro Felipe Puccioni, resultante de um acordo técnico-científico entre o TCMRio, a Universidade de Cambridge e a Secretaria Municipal de Educação.
O presidente do TCMRio, Luiz Antonio Guaraná, saudou os participantes e ressaltou a importância da Educação como política pública. “Não desprezando a importância da saúde, que também é uma questão fundamental, a educação reflete nas gerações futuras, que, daqui a 100 anos, serão muito melhores graças ao trabalho de cada um de vocês, professores, pessoas dotadas de paixão por nossas crianças e de um grande espírito público. Educar é transmitir conhecimento, estimular a capacidade de reflexão e de tomada das melhores decisões. Uma pessoa bem-educada forma seus filhos, e assim sucessivamente, de geração em geração”, afirmou.
O conselheiro Felipe Puccioni e o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, também falaram aos participantes. Mentor do projeto de sua tese de PhD na Universidade de Cambridge, Felipe Puccioni esclareceu que o engajamento das escolas tem sido fundamental para colher bons frutos. “Os primeiros resultados de 2022 já refletem positivamente no aprendizado das crianças das escolas mais engajadas com o projeto. As que estão implementando esse modelo de gestão já conseguiram ganhar, em média, quase um ano no aprendizado do aluno”. Segundo o conselheiro, “a fase agora é de diagnosticar o que está acontecendo nas escolas e detectar as questões mais problemáticas”.
Renan Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação, elogiou o trabalho conjunto entre as instituições. “É gratificante quando a gente pode receber ideias que de fato são pertinentes para mudar a nossa realidade. Trabalhar em conjunto com o TCMRio é fundamental para esse processo”, comentou.
Ferreirinha lembrou que o trabalho desenvolvido pela SME preza dois pilares: excelência e equidade. “Uma escola precisa ter excelência na gestão, no atendimento, no relacionamento entre os profissionais, pais e alunos, e precisa crescer com equidade, porque não basta uma escola crescer e outra não”, declarou. “Ter a universidade de Cambridge ajudando é muito simbólico. Aprender é partilhar, acima de tudo. Que a gente consiga, com o comprometimento de todos, aprender, compartilhar, corrigir, quando necessário, e detectar os acertos para conseguir avançar”, finalizou.
O sexto encontro marcou mais um semestre de atividades do PCGE e propiciou a interação entre os participantes do projeto, que compartilharam experiências de ações bem-sucedidas na gestão escolar. Participaram do seminário, além de integrantes da equipe do programa, servidores do gabinete do Conselheiro Felipe Puccioni, entre eles o Chefe de Gabinete Filipe Nascimento; auditores da 3a IGE, acompanhados da Inspetora-Chefe Adriana Salgado; representantes do gabinete do Conselheiro Bruno Maia; e representantes da SME.