Abracom participa do encerramento do primeiro ciclo do curso de estudos avançados do IRB

O presidente da Abracom, Joaquim de Castro (TCMGO), e a coordenadora da entidade, Priscila Borges (TCMGO), participaram nesta sexta-feira, 25.8, do encerramento do primeiro ciclo do curso de estudos avançados do IRB. O evento acontece em Brasília (DF).

“Hoje é um dia muito feliz, estamos encerrando este primeiro ciclo do curso de estudos avançados do IRB, com a realização deste décimo encontro, para tratarmos de um tema muito relevante, que é a democracia no contexto da informação e desinformação. Neste último encontro, temos um convidado muito especial, o Ministro Ricardo Lewandowski, professor titular da USP, Ministro do Supremo Tribunal Federal e grande liderança nacional, assim, tenho certeza que teremos um debate de alto nível nesta manhã, como foi nas outras nove edições.” A declaração foi proferida pelo Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheiro Edilberto Pontes, ao saudar todos os presentes no 10º encontro do Curso de Estudos Avançados do IRB, realizado na manhã desta sexta-feira (25), em Brasília-DF.

 

Na oportunidade, o Edilberto Pontes destacou, também, a importância da presença contínua e efetiva participação dos Conselheiros ao longo destes 10 encontros do Curso, e realizou uma breve contextualização da temática a ser abordada durante o Encontro, ressaltando a relevante participação do Controle Externo no fortalecimento da Democracia brasileira.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e Professor Titular Sênior da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), Ricardo Lewandowski, foi o palestrante do encontro que marcou o encerramento deste primeiro ciclo de encontros do Curso de Estudos Avançados do IRB.

O Ministro Lewandowski, discorreu sobre o tema “Democracia, populismo, informação e desinformação: riscos e possibilidades”, abordando os diversos cenários e desafios enfrentados pelos sistemas democráticos de Governo em todo o mundo.

Sobre o Curso

Com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos em temas relevantes, que vão além do Controle Externo stricto sensu, com a participação de personalidades de referência nacional e internacional, o Instituto Rui Barbosa (IRB) promoveu o “Curso de Estudos Avançados do IRB”.

O curso foi idealizado pelo Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do IRB, e possui como coordenador acadêmico o Professor Doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), grande expoente do pensamento jurídico brasileiro, autor de inúmeros trabalhos de referência, e que já ocupou, entre outros cargos, a Superintendência de Assuntos Institucionais e a Procuradoria-Geral daquela importante universidade; a vice-coordenação do curso é conduzida pela Professora Doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene.

 

Lançamento

Durante a abertura do 10º Encontro do Curso de Estudos Avançados do IRB foi realizado o lançamento “Guia de boas práticas em segurança da informação para o Tribunais de Contas”, que apresenta uma visão geral das melhores práticas de cibersegurança, independentemente de fabricantes, para ajudar a fortalecer a postura de segurança das Cortes de Contas.

Cada participante presente no encontro recebeu um exemplar do documento, que foi elaborado pelo Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Participaram do lançamento do guia os Conselheiros Edilberto Pontes, Presidente do IRB, e Carlos Neves, Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e Presidente do Comitê responsável pela elaboração do documento; e o Diretor-Técnico de Divisão de Tecnologia do TCE-SP, David de Araújo.

O Guia de boas práticas em segurança da informação para o Tribunais de Contas está disponível na biblioteca virtual do IRB, e pode ser acessado clicando aqui.