O Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) inaugurou um espaço destinado às servidoras lactantes.
A ação foi desenvolvida em uma parceria entre a Comissão de Sustentabilidade e o Centro Médico de Urgência (CMU), reconhecendo a importância de seguir as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, que preconizam a amamentação por um período mínimo de 2 anos, com exclusividade no seio materno nos primeiros 6 meses.
Localizada nas instalações do CMU, a sala disponibiliza um ambiente acolhedor, privativo e adequadamente equipado para a coleta e armazenamento seguro do leite materno. Essa iniciativa possibilita que o leite seja oferecido posteriormente ou doado a um banco de leite humano, ajudando a manter a nutrição mais valiosa às crianças.
A existência de um espaço inclusivo, que valoriza as diversas dimensões da vida das mulheres, se alinha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda 2030.
Em harmonia, ainda, com os ODS 2 e 3, o TCMRio reforça o compromisso com a saúde integral e o bem-estar de suas servidoras, e contribui para a formação de futuras gerações saudáveis.