Posses consagram força do Sistema TCs

Tomaram posse conjunta, nesta quinta-feira (06/02), os dirigentes das entidades representativas dos Tribunais de Contas do País, para o biênio 2020-2021. O presidente do TCMRJ, Thiers Montebello, ao renovar seu mandato para a gestão da Abracom, expressou aquele momento como a consagração da união de forças para a evolução do Sistema TCs, permeada pela consciência do importante serviço que se deve prestar à sociedade.

“Os Tribunais de Contas, hoje, têm consciência de que são verdadeiramente órgãos de auxílio ao Poder Legislativo, no sentido de existirem para servir à população”, disse Thiers em seu discurso dirigido a diversas autoridades, com destaque para o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre; a ministra Ana Arraes, vice-presidente do Tribunal de Contas da União; o ministro Augusto Nardes e o ministro substituto Weder de Olivera, ambos do TCU; o presidente da Audicon, Marcos Bemquerer Costa (TCU); o presidente da Ampcon, Stephenson Oliveira Victer; e o senador pelo Estado da Paraíba (2011 a 2019), Cássio Cunha Lima, autor da PEC 22/17. Estavam também presentes os conselheiros do TCMRJ, Felipe Puccioni e Luiz Antonio Guaraná, respectivamente, titulares do conselho fiscal da Atricon e do conselho fiscal da Abracom.

Na mesma cerimônia, foram empossados os presidentes da Atricon, Fábio Nogueira; do IRB, Ivan Bonilha; do CNPTC, Joaquim de Castro Neto; e as respectivas diretorias, para idêntico período. O evento aconteceu no edifício onde a Atricon, a Abracom, o IRB e o CNPTC juntaram suas sedes e passaram a ocupar ambientes interligados para conjugar forças em prol do Sistema Tribunais de Contas. As quatro sedes juntas formam um “espaço da cidadania e do controle externo do Brasil”, como denominou o presidente da Atricon.

Em seu discurso de posse, Fábio Nogueira registrou o apoio recebido dos presidentes de cada uma das 33 Cortes de Contas do Brasil, em especial, o presidente do TCMRJ e da Abracom, Thiers Montebello: “Thiers Montebello, você simboliza e valoriza a amizade. Um sorriso iluminado no rosto e o abraço caloroso, é assim que o encontro, sempre. Por isto, pelo seu abraço, alcanço a todos, com gratidão, aos que nos concedem a honrosa presença”, declarou o presidente da Atricon.

Assista ao discurso de posse completo do presidente Thiers Montebello: