Nordeste é a primeira região do País a receber ações do “Seminários IRB 2022”

Com o objetivo de promover reflexões acerca de temas estratégicos, proporcionando o fortalecimento das discussões e dos debates em torno de novas perspectivas associadas aos desafios da sociedade contemporânea, o Instituto Rui Barbosa (IRB) realizará durante o segundo semestre deste ano, o “Seminários IRB 2022: integração, diálogo e conhecimento”. O CNPTC e a Abracom são parceiros do evento.

Os Seminários contemplarão as cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) e, em cada uma delas, serão abordados temas estratégicos a serem debatidos em palestras e painéis, com a exposição de estudos e compartilhamento de experiências, fomentando o intercâmbio de conhecimentos.

Reserve Esta Data!

A região Nordeste será a primeira contemplada com as ações do “Seminários IRB 2022”, que serão sediadas no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará), em Fortaleza, no próximo dia 29 de julho, deste ano, das 09h às 16h, com a temática: Governança e Monitoramento Fiscal de Entes da Federação.

O evento será realizado de forma presencial, destinado a todos os públicos interessados na temática abordada, e com inscrições gratuitas por meio do Sistema de Gestão Educacional – SIGED, no site da Escola de Contas do TCE Ceará. (Inscreva-se).

A realização do Seminário na Região Nordeste conta com o apoio do Tribunal de Contas do Ceará, do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) e da Rede Governança Brasil (RGB); O evento conta, ainda, com a parceria institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Programação

A programação do “Seminários IRB 2022”, na Região Nordeste terá como palestrantes convidados: o Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU) e Embaixador da Rede Governança Brasil, falando sobre Governança no Brasil; o Conselheiro Sebastião Helvécio, Presidente dos Comitês de Gestão da Informação e de Saúde, e Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, abordando a Epistemologia e Maturidade das Entidades Fiscalizadoras no âmbito do Controle Externo; e o Presidente do IRB e Vice-Presidente do TCE Ceará, Conselheiro Edilberto Pontes, explanando sobre a importância do Controle Fiscal.

Na oportunidade, serão compartilhadas as seguintes experiências desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas:

– Painel de Controle do TCE-ES
Apresentação – Conselheiro Rodrigo Chamoun – Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES);

– IGOVM – Índice de Governança Municipal
Apresentação – Douglas Avedikian – Chefe da Área de Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos, Compliance e Projetos do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul (TCE-MS);

– Projeto Monitor Fiscal TCE do TCE Ceará
Apresentação – Prof. Dr. Paulo Matos – Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC-UFC);

– Monitor Fiscal Nacional – IRB
Apresentação Prof. Dr. Raimir Holanda – Coordenador de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do Instituto Plácido Castelo (IPC- TCE Ceará).

Agende-se

As próximas regiões a serem contempladas serão: Norte (agosto), Sudeste (setembro), Centro-Oeste (outubro) e Sul (dezembro). Mais informações serão divulgadas nos canais oficiais do Instituto Rui Barbosa.