ABRACOM cumpriu propósito de unificar e dar prestígio aos tribunais de contas de município

História da Associação foi contada pelo ex-presidente do TCMRJ – Thiers Viana Montebello.

O conselheiro aposentado e ex-presidente da ABRACOM – Thiers Viana Montebello – foi homenageado pelos presidentes dos demais tribunais de contas dos municípios, na tarde desta quinta-feira, 20.10, no Encontro Nacional dos TCM’s, em Goiânia, por seus relevantes serviços e pela notável contribuição ao Sistema Tribunais de Contas, em 27 anos de dedicação ao controle externo.

O momento solene aconteceu após palestra especial, na qual Thiers, que presidiu o Tribunal de Contas dos Municípios do Rio de Janeiro (TCMRJ) por duas décadas, fez um relato histórico da ABRACOM (Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios), entidade que nasceu com o propósito de fortalecer os TCM’s e, com isso, o sistema brasileiro de controle externo.

Thiers observou serem tempos difíceis, nos quais os TCM’s eram tratados como “de segunda categoria”. Com “pendor para a vida associativa”, ele relatou inúmeros episódios de reuniões deliberativas, nas quais se construiu um ambiente de cortesia, compartilhamento e entendimento entre os tribunais e os demais poderes.

Segundo ele, um dos objetivos era tornar respeitadas as normas editadas pelos tribunais de contas municipais, propósito quando a ABRACOM passou a atuar em consonância com outras entidades representativas do controle externo, como o IRB (Instituto Rui Barbosa), a AMPCON (Associação Nacional do Ministério Público de Contas), a ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas) e, mais recentemente, o CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas).

Hoje, ABRACOM, IRB e ATRICON compartilham sua sede em Brasília (DF) e, segundo Thiers, cumprem o seu papel. “Temos o apreço e o respeito da sociedade e o respeito dos políticos. Eles respeitam os tribunais de contas”, declarou.

Homenagem

Entregaram a Placa de reconhecimento:

Presidente da Abracom e TCMGO, conselheiro Joaquim de Castro, Presidente do TCMBA, conselheiro Plínio Carneiro, Presidente do TCMPA, conselheira Mara Lúcia Barbalho, Presidente do TCMSP, conselheiro João Antônio Filho, Presidente do TCE-AP, conselheiro Michel Houat, e, representando o Presidente do TCMRJ, Luiz Antônio Guaraná, o conselheiro Thiago  Kwiatkowski.

A homenagem a Thiers Vianna Montebello pode ser vista no canal da ABRACOM e do TCMGO no youtube.