Atuação do TSE no combate a “fake news” será um dos temas do I CNCTC

A experiência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate a “fake news” será o tema da palestra da secretária de Comunicação da instituição, Giselly Siqueira, a partir das 13h30 do dia 14 de fevereiro, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis. O painel faz parte da programação do l Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC). A mediação será da conselheira do Tribunal de Contas do Sergipe (TCE-SE), Suzana Azevedo, e do jornalista do SBT de Santa Catarina, Roberto Azevedo.

O I CNTC é uma promoção do TCE-SC, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no hotsite do evento: https://www.cnctc2023.com.br. O portal também reúne informações sobre a programação do encontro e sugestões de hospedagens.

Entre os palestrantes já confirmados estão a jornalista e repórter da Rede Globo, Sônia Bridi, o especialista em experiência do usuário, Roberto Madruga, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, o pesquisador e consultor para comunicação em mídias digitais e editor-chefe do Projeto Comprova, Sérgio Ludke, a jornalista e diretora da ABCPública, Aline Castro, e o publicitário e responsável pela estruturação da atuação do Supremo Tribunal Federal nas Redes Sociais, entre 2020 e 2022, Bito Teles.

Saiba mais sobre a palestrante

Giselly Siqueira – secretária de comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela segunda vez, lidera equipes há 20 anos. Foi secretária de comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também duas vezes, e ocupou o mesmo cargo por oito anos no Ministério Público Federal (MPF). Assessorou, assim, seis ministros da atual formação do Supremo Tribunal Federal e dois procuradores-gerais da República. É pós-graduada em gestão de assessoria de imprensa. Iniciou a carreira há 25 anos, em janeiro de 1996. Foi repórter do Jornal do Brasil, liderou a Comunicação da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), da Associação de Juízes Federais (Ajufe) e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Chefiou a Comunicação do MPF de 2005 a 2013. No período, enfrentou pautas como Mensalão, Caixa de Pandora e poder de investigação do MP. No Executivo, atuou no Ministério da Justiça e Segurança Pública, como assessora especial (janeiro a julho de 2019), e na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (2014). Atualmente, lidera o time de Comunicação do TSE, articula parcerias com agências de checagem, empresas de tecnologia, redes sociais e com assessores dos tribunais regionais eleitorais, bem como ações e campanhas publicitárias da Justiça eleitoral.