Abertas as inscrições para o V SINED

O V Simpósio Nacional de Educação (Sined) ocorrerá entre os dias 10 e 12 de maio, na cidade de Goiânia, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás -TCE-GO.

O evento é uma realização do Instituto Rui Barbosa, por meio de seu Comitê Técnico de educação, do TCE-GO e do TCMGO com o apoio da ATRICON, CNPTC e ABRACOM, e pretende reunir autoridades, especialistas e gestores de diferentes regiões brasileiras para um debate sobre os desafios e meios para melhorar a educação no País, após o período crítico com reflexos negativos causados pela pandemia.

O ministro da Educação, Camilo Santana, e a senadora do Tocantins, Professora Dorinha, que se destacou enquanto deputada federal na regulamentação do Fundeb são convidados para a Conferência de Abertura.

O Monitoramento dos Planos de Educação pelos Tribunais de Contas, Qualidade da Educação Pública e o Controle Externo, o Sistema Nacional de Educação, e a carreira do Magistério e o professor como solução da qualidade educacional, e a tecnologia na educação pública são painéis previstos para a discussão.  

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás – TCE-GO, por meio da Secretária de Controle Externo, e do Serviço de Fiscalização da Educação e Desenvolvimento Social, já realizou trabalhos de fiscalização, tais como Acompanhamentos do Plano Estadual de Educação, Levantamento de Políticas de Acesso aos conteúdos Escolares em Tempo de Pandemia, Auditoria Operacional Capacitação Continuada dos profissionais da Rede Estadual.

Destaque também no evento para a Educação na primeira infância e os desafios para a equidade na educação, o tema deve envolver não apenas o setor público, mas também a iniciativa privada e a sociedade civil. No site TCE-GO encontra-se o Portal do Pacto Nacional pela Primeira Infância, uma ferramenta que reúne os dados de todos os estados e municípios com os principais indicadores sobre a primeira infância.

 V Simpósio Nacional de Educação (Sined) tem o propósito de estabelecer uma agenda comum entre gestores públicos, atores da educação e do controle público, em atenção às diretrizes, às metas e às estratégias do Plano Nacional de Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.