TCMRio homenageia os Auditores de Controle Externo

O presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), conselheiro Luiz Antonio Guaraná, homenageou, na sessão desta quarta-feira (26/04), os auditores de controle externo que atuam nesta Corte de Contas pelo Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, que é comemorado amanhã (27/04). Para ele, o auditor é um servidor que tem relevância cada vez maior para o Sistema Tribunais de Contas e para a sociedade, principalmente nestes tempos de crises econômicas e incertezas. O presidente Guaraná aproveitou para parabenizar também os conselheiros Bruno Maia de Carvalho, David Carlos Pereira Neto e Thiago Kwiatkowski Ribeiro que completaram, no último dia 23, dois anos como membros do TCMRio.

–  Os auditores de controle externo são pessoas inspiradas pela dedicação à causa pública e coletiva de salvaguardar o direito constitucional à correta aplicação do dinheiro público. Eles compõem um dos pilares dos Tribunais de Contas, órgão fundamental à manutenção do estado democrático de direito no nosso país. São profissionais que, ao longo dos últimos anos, vem demonstrando um sensível incremento na qualidade de suas atuações, propiciando obras, serviços e políticas públicas essenciais, sem perder de vista a melhor forma de aplicação dos recursos necessários – disse o conselheiro Luiz Antonio Guaraná, também presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

O TCMRio conta em seus quadros com 257 auditores, dos quais 195 são do sexo masculino e 62 do feminino, sendo 211 especialistas em controle externo, 12 em contabilidade, 21 em engenharia, 1 em medicina e 12 em tecnologia da informação, cujas atividades incluem a instrução de processos e a realização de fiscalizações, assessorando os conselheiros nas mais diversas esferas do governo municipal.  Eles têm sólidos conhecimentos de direito administrativo, administração pública, contabilidade e orçamento público, além de terem habilidades interpessoais e trabalhar em equipe.

– Nossos auditores são assim, eu garanto. Eles nos orgulham demais e reconhecemos neles cada uma dessas características. Hoje, estamos aqui para agradecê-los pela incansável dedicação ao TCMRio. Mais do que nunca, os auditores de controle representam uma carreira de destaque na administração pública. Vou além, quem não gostaria de trabalhar hoje no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, uma das principais referências no Sistema de Contas do nosso país? Com certeza, essa realidade foi construída por vocês, que se destacam e trabalham incansavelmente todos os dias construindo a história do nosso tribunal – afirmou o presidente Luiz Antonio Guaraná.