Goiânia recebe os maiores especialistas em educação do país

De 10 a 12 de maio, Goiânia sediará a quinta edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), que reunirá os mais diversos especialistas em ensino e gestão escolar do país.  O objetivo é incentivar o intercâmbio de conhecimento e de experiências entre agentes envolvidos na gestão e no controle da educação.  O evento será no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO).

No primeiro dia (10), tem destaque a conferência de abertura, no começo da noite (18h30), com a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, ex-governadora do Ceará. Antes, a partir das 9h, estão previstas reuniões, oficinas e apresentações ao longo de todo o dia, além de falas de representantes do Sistema Controle Externo na cerimônia de abertura, às 18h.

Na quinta-feira (11), pela manhã, haverá painéis sobre planos de educação e a qualidade da educação pública. No período da tarde, um painel vai tratar de perspectivas para o financiamento da educação. O evento seguirá com debates sobre a articulação dos tribunais de contas com o Sistema Nacional de Educação e iniciativas relevantes do controle externo.

Para o último dia (12), está programado um painel que abordará o papel do professor. Na sequência, será debatido o uso de tecnologias na educação pública e no controle. À tarde, um painel tratará da primeira infância e haverá debate será sobre novos arranjos administrativos para educação infantil. A conferência de encerramento ficará a cargo dos especialistas Cláudia Costin e Guilherme Lichand, que tratarão dos desafios dos próximos anos na educação.

O 5º Sined é promoção conjunta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB).  O evento tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Acesse aqui a programação completa

 

VAGAS PRESENCIAIS ESGOTADAS

Estão esgotadas as vagas presenciais, mas ainda é possível se inscrever para participar on-line do 5º Sined. Os interessados devem se inscrever pelo sistema Sophos do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) para garantir a emissão do certificado. Inscrições para participação on-line podem ser feita pelo site: tcm.go.gov.br/sophos/

 

SERVIÇO

Evento: 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined)

Data: 10 a 12/05/2023

Local:  Auditório do TCE-GO

Transmissão pelo canal do IRB no YouTube