Oficina do Sined aborda financiamento e gestão de recursos da educação, com foco no Fundeb e no FME

Evento reúne agentes políticos, sociedade e educadores para discutir a importância da gestão transparente e eficiente dos fundos da educação e sua contribuição para uma educação mais inclusiva e equitativa.

Em continuidade à programação da 5ª edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), ocorreu na tarde desta quarta-feira (10/5) a Oficina de Capacitação Financiamento, Orçamento e Controle dos Fundos da Educação, com foco no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e no Fundo Municipal de Educação (FME).

A oficina teve como público-alvo: agentes políticos, sociedade em geral, imprensa, secretários de educação, diretores escolares, professores e conselheiros sociais. Foi conduzida pelo auditor de controle externo do TCMGO, Roberto Coutinho, e pelo professor Elcivan Gonçalves França, coordenador estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação em Goiás e presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás (Uncme-Goiás).

A Oficina ofereceu aos presentes uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o financiamento e a gestão dos recursos da educação, além de promover o debate sobre o papel do poder público e da sociedade civil na construção de uma educação mais justa e inclusiva.

O V Sined é uma promoção conjunta do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB). A programação aborda temas relevantes para a educação pública, como a qualidade do ensino, o controle externo, a inteligência artificial e a articulação e colaboração nos ambientes educativos. O evento tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

 

Fundeb e FME

 

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), criado em 2007 e renovado recentemente pelo Congresso Nacional, é um mecanismo de financiamento da educação básica no Brasil, englobando desde a creche até o ensino médio. Por intermédio desse fundo, os recursos são distribuídos de forma equitativa entre os estados e municípios, considerando o número de estudantes atendidos e as necessidades específicas de cada região.

Por sua vez, o Fundo Municipal de Educação (FME) tem como objetivo apoiar e garantir a manutenção e desenvolvimento das atividades educacionais no âmbito municipal, viabilizando a implementação de políticas públicas que promovam a qualidade e a equidade no sistema de ensino.

Confira as galerias de fotos no flickr.