Conselheiro Maurício Faria se despede do TCMSP em sessão de homenagens

“Meu sonho de futuro é que o conteúdo forte e lúcido da visão e dos valores do TCMSP orientem a mentalidade e a ação da instituição”. Assim manifestou-se o conselheiro Mauricio Faria durante a sua última sessão como membro do colegiado do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Ele se aposenta na próxima semana, após 20 anos de dedicação à Instituição.

Discursos e saudações de prefeitos, parlamentares, autoridades da gestão municipal, pares de colegiado, funcionários, membros de outras cortes e familiares que participaram da homenagem ao conselheiro na manhã desta quarta-feira (24/5) convergiram para destacar o espirito combativo de Maurício Faria. As falas sublinharam a seriedade e a garra com que o conselheiro agiu em defesa de uma cidade mais justa e igualitária. A capacidade técnica e a contribuição para a inovação e o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelo TCMSP foram outros aspectos que tiveram destaque nas homenagens.

Maurício Faria chegou ao Tribunal por meio da então prefeita Marta Suplicy, em 2002. Passadas duas décadas, o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes, presente na sessão especial, avaliou que a missão de Maurício foi cumprida.  O chefe do Executivo lembrou que caberá a si escolher do nome do próximo conselheiro a ocupar a vaga: “Poderei me espelhar na tua vida pública para poder dar uma contribuição com a indicação do melhor nome em respeito a todo o seu trabalho”, concluiu Nunes, dirigindo-se a Maurício.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Adilson Amadeu entregou uma placa em homenagem aos 20 anos de dedicação de Maurício Faria ao TCMSP. Ele salientou que o conselheiro trabalhou dando tudo de si para a cidade de São Paulo, o Estado e para o país.

Colegas de Controle Externo de outros Estados também compuseram a mesa da sessão, em um plenário lotado. Ao final da cerimônia, foi exibido um minidocumentário que contou momentos históricos da trajetória de Maurício Faria, com depoimentos de ex-prefeitos da capital paulista, conselheiros eméritos, funcionários que acompanharam sua trajetória no TCMSP e familiares.

Fonte de inspiração

O presidente do tribunal, Eduardo Tuma, destacou que “a conduta irrepreensível do conselheiro Mauricio, pautada pela seriedade, pela competência e pela ética, constituiu fonte de inspiração para todos aqueles que, como ele, se devotam ao serviço público com paixão, comprometimento e inabalável dedicação à fiscalização e transparência dos gastos públicos”. Tuma enfatizou, ainda, que o legado de Mauricio Faria “permanecerá vivo e presente em nossas memórias e em nossas ações futuras”.

Na mesma linha, o conselheiro vice-presidente Roberto Braguim reconheceu e deu ênfase à qualificada e exitosa trajetória do colega nesta Casa. “Não há quem possa negar o compromisso de vossa excelência com a causa pública, com os destinos desta Casa e da própria cidade de São Paulo, com uma constante atuação pautada pela combatividade, pelo vigor, pela perseverança, pela defesa acirrada de ideias, pelo aprofundamento técnico e preciso das suas decisões”, disse.

O conselheiro corregedor João Antonio, por sua vez, lembrou que “Maurício Faria é parte de uma geração de jovens que, durante a ditadura, dedicou suas energias, seu tempo e seus esforços na busca por uma país mais justo, solidário e democrático”. Dessa forma, rememorando fragmentos históricos da sua trajetória como cidadão, como parlamentar e como conselheiro, João Antonio pontuou que “tudo isso consolidou internamente sua postura altiva, de democrata e de defensor intransigente da justiça social”.

Na sequência, o conselheiro Domingos Dissei exaltou a batalha travada por Maurício Faria em favor do bom emprego do serviço público para a construção de políticas públicas que atendam aos interesses dos cidadãos paulistanos. Além disso, o companheiro de colegiado mencionou feitos do conselheiro no TCMSP. “Fez também inovações tecnológicas na Corte de Contas, sempre muito dedicado em elevar o trabalho de controle externo”, registrou.

O Controlador Geral do Município, Daniel Falcão considerou que Mauricio Faria “esteve por 20 anos abrilhantando esta Instituição”, além de exaltar a sua experiência acumulada como vereador por dois mandatos e como gestor na administração pública municipal de São Paulo e de Santo André.

Extrapolando os muros institucionais, a atuação exitosa de Maurício Faria também foi reconhecida pelos conselheiros Estilac Martins Rodrigues Xavier (TCE- RS), Domingos Augusto Taufner (TCE-ES), Dulcineia Araújo e Ronald Polanco (TCE-AC), que estiveram presentes para prestigiar a sessão especial. Além deles, os ex-conselheiros Antonio Carlos Caruso e Eurípedes Sales também compareceram à sessão.

“Cada um é filho das suas obras”

A frase de Dom Quixote, personagem do autor espanhol Miguel de Cervantes, acompanhou toda a celebração, em referência à busca obstinada por um mundo melhor. A menção também foi gravada na salva de prata entregue pelo colegiado do TCMSP ao colega que se aposenta.

Em uma breve síntese da sua atuação, Maurício Faria recordou contribuições que trouxe tanto ao TCMSP como para o Sistema de Controle Externo.  “Assumindo em dezembro de 2002, logo me envolvi na questão de tornar os Tribunais de Contas um sistema nacional minimamente coeso de Controle Externo, superando a fragmentação e a baixa uniformidade que existia nas ações dessas cortes”, lembrou. “Nos últimos 20 anos, participei intensamente em cada sessão, colocando questões, debatendo e votando, sempre com empenho, esforço lógico e paixão”.

Nesta nova fase da vida, Mauricio Faria dá sinais de que continuará intenso e se entregando de corpo e alma a tudo o que faz. Quando questionado, no minidocumentário, se está preparado para a aposentadoria, ele responde usando uma analogia sobre um mergulho em mar gelado. “Eu faço assim, saio correndo e mergulho, porque se eu for pensar muito, ir lá colocar o pezinho, eu acabarei não mergulhando. Então eu vou, corro e mergulho para ver como é. Assim é a aposentadoria para mim, um mergulho nesta água fria”, concluiu o conselheiro.