Nova diretoria da Atricon é eleita em assembleia geral ordinária

Nesta quarta-feira (29), a nova diretoria da Atricon para o biênio 2024-2025 foi eleita por aclamação durante assembleia geral ordinária da entidade, realizada em Fortaleza (CE), no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC). O atual vice-presidente Executivo, Edilson de Sousa Silva, assumirá a presidência em fevereiro de 2024. A data da posse ainda não está definida.

O presidente da Atricon, Cezar Miola, que será vice-presidente de Relações Político-Institucionais na próxima gestão, comentou sobre a eleição e agradeceu a confiança depositada por associadas e associados na atual diretoria da Atricon. “Este é um momento muito importante da vida da entidade”.

Em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito, Edilson de Sousa Silva falou sobre sua trajetória no controle externo, agradeceu pessoas importantes para sua vida e comentou sobre seu sentimento ao ser eleito. “Hoje é uma data muito singular, estamos aqui, em especial, para mudar o curso da nossa trajetória.  É uma honra ser eleito por aclamação dos meus pares como presidente dessa honrosa instituição”, declarou.

Ao ressaltar que assume uma das maiores responsabilidades de sua vida, o presidente eleito reforçou que “inovação”, “unidade” e “integração” serão as palavras de ordem da nova gestão. “Estou pronto e de minha parte não haverá cansaço”, concluiu o novo presidente da entidade.

O ex-presidente da Atricon Fábio Túlio Filgueiras Nogueira pediu a palavra para reconhecer o trabalho realizado pela atual diretoria ao longo do biênio 2022-2023. “Miola, você dignifica o serviço público brasileiro e enriquece o Sistema Tribunais de Contas do Brasil”, finalizou.

Encerrando a assembleia, a programação orçamentária da entidade para 2024 foi aprovada.

Composição da nova diretoria

– Edilson de Sousa Silva (TCE-RO)

– Joaquim Alves de Castro Neto (TCM-GO)
Vice-Presidente Executivo

– Cezar Miola (TCE-RS)
Vice-Presidente de Relações Político-Institucionais

Diretores de Relações Político-Institucionais
– Durval Ângelo Andrade (TCE-MG)
– Michel Houat Harb (TCE-AP)
– Sebastião Cezar Leão Colares (TCM-PA)
– Susana Maria Fontes Azevedo Freitas (TCE-SE)
– Thiago Kwiatkowski Ribeiro (TCM-RJ)

– Carlos da Costa Pinto Neves Filho (TCE-PE)
Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais

Diretores de Relações Jurídico-Institucionais
– André Luiz de Matos Gonçalves (TCE-TO)
– Fabrício Macedo Motta (TCM-GO)
– Odilon Inácio Teixeira (TCE-PA)
– Rafael Sousa Fonsêca (TCE-SE)
– Saulo Marques Mesquita (TCE-GO)

Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES)
Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle Externo

Diretores de Desenvolvimento do Controle Externo
– André Clemente Lara de Oliveira (TC-DF)
– Felipe Galvão Puccioni (TCM-RJ)
– Jaylson Fabianh Lopes Campelo (TCE-PI)
– Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins (TCE-PI)
– Soraia Thomaz Dias Victor (TCE-CE)

– João Antonio da Silva Filho (TCM-SP)
Vice-Presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos

Diretores de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos
– Antonio Gilberto de Oliveira Jales (TCE-RN)
– Humberto Bosco Lustosa Barreira (TCE-GO)
– José de Ribamar Caldas Furtado (TCE-MA)
– Luiz Antonio Chrispim Guaraná (TCMRio)
– Roberto Debacco Loureiro (TCE-RS)

– Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE-SC)
Vice-Presidente de Relações Internacionais

Diretores de Relações Internacionais
– Dimas Eduardo Ramalho (TCE-SP)
– Marco Antônio Lopes Peixoto (TCE-RS)
– Marcus Vinicius de Barros Presidio (TCE-BA)
– Otávio Lessa de Geraldo Santos (TCE-AL)
– Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE-TO)

– Milene Dias da Cunha (TCE-PA)
Secretaria-Geral

Conselho Fiscal (titulares)
– Francisco Júnior Ferreira da Silva (TCE-RO)
– Gonçalo Domingos de Campos Neto (TCE-MT)
– Plínio Carneiro da Silva Filho (TCM-BA)

Conselho Fiscal (suplentes)
– Cilene Lago Salomão (TCE-RR)
– Naluh Maria Lima Gouveia dos Santos (TCE-AC)
– Telmo de Moura Passareli (TCE-MG)

O Congresso

O III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC) ocorre entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão quatro dias de programação, 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos.

Acompanhe a cobertura completa e apresentações dos painelistas no site da Atricon. As fotos estarão disponíveis no Flickr. A programação pode ser acessada diretamente no site do Congresso e contará com palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação.

O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), com o patrocínio do Sebrae, da Água Mineral Natural Indaiá, do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).