O presidente da Associação Brasileira dos Membros de Tribunais de Contas (Abracom) e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Joaquim de Castro, participou nesta quinta-feira, 25.5, da Reunião da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), realizada na Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO).
Sob a coordenação do presidente da ATRICON, Cezar Miola, a reunião teve como pauta principal a prestação de contas e o debate sobre temas como transparência e ações em defesa institucional do controle externo. Diretores da ATRICON e representantes de entidades do Sistema dos Tribunais de Contas (TCs) também marcam presença no evento. Também no TCE-RO aconteceu a reunião do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Além disso, o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCM de Goiás, Henrique Pandim, e o procurador de Contas, José Gustavo Athayde (MPC/TCMGO), também participaram da reunião temática do CNPGC e da Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas (AMPCON).
Durante a abertura da reunião, o presidente do CNPGC, Henrique Pandim, ressaltou a importância da parceria entre as instituições de procuradores de Contas e Ministérios Públicos de Contas (MPCs). Ele enfatizou a relevância da atuação conjunta na fiscalização dos gastos públicos e na promoção da transparência, visando sempre ao aprimoramento das políticas públicas e à garantia da eficiência e da probidade administrativa.