Em busca de parceria institucional as entidades integradas por membros do Sistema Tribunais de Contas – Atricon, IRB, Abracom, Audicon – cumpriram audiências na Confederação Nacional da Indústria e no Sebrae, na manhã desta terça-feira (16), em Brasília. Entre outros assuntos, entrou em pauta a realização do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, com a possibilidade de que sejam abertos espaços (palestras, por exemplo) para uma presença mais concreta dessas instituições no evento.
O presidente Fábio Nogueira lembrou que a parceria proposta condiz com a agenda de diálogo interinstitucional, que a Atricon vem mantendo com o propósito de ampliar discussões em torno de temas republicanos. Em diversos instantes, a Atricon apresentou a autoridades o perfil do Controle Externo Contemporâneo, por intermédio do qual o Sistema Tribunais de Contas vem alcançando o próprio aperfeiçoamento e produzindo resultados nas políticas públicas.
Fábio Nogueira disse que a expectativa é de que o Sistema Tribunais de Contas agregue parceiros com interesses comuns e que possam contribuir, de forma conjunta, “com a resolução dos problemas socioeconômicos e a reinserção do Brasil na rota do desenvolvimento”. De acordo com o presidente, o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é instância adequada a essas discussões.
O EVENTO
O I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas se realizará em Foz do Iguaçu (PR), no período de 11 a 14 de novembro. Trata-se da congregação do XXX Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pela Atricon, com o V Congresso Internacional de Políticas Públicas do IRB.
Diferentemente das edições precedentes, quando realizavam seus eventos separadamente, Atricon e IRB deciram concentrar esforços em um único acontecimento, com o intuito de amplicar as discussões e alcançar um maior público em torno da temática proposta: “O Tribunal de Contas Contemporâneo e as Políticas Públicas”.
Presenças
O presidente Fábio Nogueira conduziu o grupo formado pelos Conselheiros Thiers Vianna Montebello (Presidente TCMRJ/Abracom); Ivan Lelis Bonilha (Presidente IRB); Renato Rainha (Diretor da Atricon); Edilson Silva (Presidente TCE-RO/CNPTC); Joaquim de Castro Neto (Presidente do TCMGO/Secretário Executivo do CNPTC); e Ministro Substituto Marcos Bemquerer Costa (Presidente Audicon). Eles foram recebidos por Robson Braga de Andrade, presidente da CNI; e por Carlos do Carmo Andrade Melles, presidente do Sebrae.
Fonte: Ascom/Atricon (Ridismar Moraes), 16 de julho de 2019.