Tempos de crise permeiam debates de encontro anual dos Tribunais de Contas

A escassez de recursos configura um desafio sem precedentes para o controle externo e para a gestão pública no País. Este será o enfoque principal dos debates entre membros e servidores dos 34 Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas do Brasil, durante o V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que teve seus trabalhos iniciados no final da tarde desta terça-feira (22/11) e prossegue até o dia 24, em Cuiabá, MT.

Presente à mesa de abertura do evento, o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) e da Associação dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Thiers Montebello expressou sua confiança na conquista da excelência institucional do sistema de controle externo, ressaltando a interação colaborativa de todos os órgãos e o avanço no desenvolvimento de conhecimentos em prol do compartilhamento de soluções com o gestor público.

Cerca de 400 participantes prestigiam o evento organizado pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em conjunto com o TCE do Mato Grosso, a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon).

Nesta edição, o evento promoverá ainda o debate sobre o aprimoramento dos Tribunais de Contas, objeto do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), desenvolvido pela Atricon, cujo alcance se alarga em vista do momento de crise pelo qual atravessa o País. Para esse fim, e de forma específica, será dada ênfase ao compartilhamento e à estratégia de difusão dos resultados da aplicação do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas.

V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas
V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.