A cerimônia de posse de Thiers Montebello na presidência da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), ao lado da nova diretoria, foi realizada hoje, 26/02, na sede do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio).
Participaram da mesa Luiz Antonio Guaraná, presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); Edilson de Souza Silva, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa; Joaquim Alves de Castro Neto, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás; Carlo Caiado, presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Rodrigo Nascimento, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; Marco Peixoto, presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Mercosul (Asul), além de Thiers Montebello, empossado na presidência da Abracom, ao lado dos membros da nova diretoria para o biênio 2024-2025.
No auditório lotado pelos servidores do TCMRio, sinal de reconhecimento e apreço pelo ex-presidente do Órgão, Luiz Antonio Guaraná deu início à cerimônia. Destacou a importância de Thiers Montebello para o sistema tribunais de contas e para o próprio TCMRio, já presidido por ele durante 20 anos ininterruptos, saudando o seu retorno à presidência da Abracom. Todos os discursos seguiram nessa linha, exaltando sua atuação no sistema tribunais de contas, ao qual serviu durante 28 anos.
Thiers Montebello agradeceu, em especial, o presidente e o vice-presidente do TCMRio, anfitriões do evento, e elogiou o trabalho de seu antecessor, Joaquim Alves de Castro Neto, ao afirmar que “recebi a Abracom com um desenho institucional aprimorado, já que as vice-presidências regionais foram substituídas por vice-presidências temáticas”. Ressaltou que seu trabalho na presidência da Abracom seguirá o objetivo de reforçar o sistema tribunais de contas e trabalhar por sua integração. Citou o exemplo da Proposta de Emenda Constitucional nº 39/2022, a PEC da Essencialidade. “O esforço junto ao Congresso Nacional para a aprovação dessa PEC será prioridade, não só de minha parte, mas de todos os presidentes das entidades representativas do sistema tribunais de contas, pois ela é fundamental para barrar qualquer aventura no sentido de extinção dos tribunais de contas”.
Ao começar a cerimônia, o conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, cujo mandato na presidência da Abracom se encerrou, apresentou um vídeo com a prestação de contas do biênio 2022-2023, com as principais atividades implementadas no período.
Estavam presentes conselheiros de vários tribunais de contas do Brasil, a exemplo de Marcio Pacheco, Marianna Montebello Willeman e Domingos Brazão, todos do TCE-RJ, Domingos Augusto Taufner, presidente do TCE-ES, Cezar Miola, do TCE-RS, Francisco de Souza Andrade Netto (TCMBA), além dos membros da nova diretoria. A Deputada Federal Laura Carneiro também esteve presente na cerimônia de posse.
Tomaram posse na Abracom para o biênio 2024-2025 os conselheiros Nelson Pellegrino (vice-presidente Executivo), do TCM da Bahia; Thiago Kwiatkowski Ribeiro (vice-presidente de Relações Político-Institucionais), do TCMRio; Joaquim Alves de Castro Neto (vice-presidente de Relações Jurídico-Institucionais), do TCMGO; e José Carlos Araújo (vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo), do TCM do Pará. No Conselho Fiscal, Francisco Sérgio Belich de Souza Leão, do TCMPA; Valcenôr Braz de Queiroz, do TCM de Goás; e Plínio Carneiro Filho, do TCM da Bahia .
A cerimônia contou também com as presenças dos conselheiros do TCMRio David Carlos Pereira Neto, Bruno Maia de Carvalho, Dicler Forestieri Ferreira, Igor Fernandes e Emil Ibrahim, além do procurador-chefe, Carlos Henrique Amorim Costa, dos procuradores Jorge Maffra Ottoni, Pedro Dionísio e Pierre Oliveira Batista. Também presentes a secretária-geral da presidência, Marcia Lins, o secretário-chefe de gabinete, Flavio Nunes, o secretário-geral de administração, Heleno Chaves, e o secretário de segurança institucional, José Renato Torres do Nascimento.